Casa Cimeira

A CASA

 
 
  

 

Casa Cimeira

A Casa Cimeira na aldeia de Valença do Douro é um imóvel classificado de valor concelhio. Um dos últimos representantes da arquitectura tradicional da burguesia rural do Douro, localizada no concelho de Tabuaço, na encosta sul do rio Douro de frente para o Pinhão.

A Casa Cimeira foi construída em 1814, quando dos trabalhos de plantação de vinha da Quinta da Corte e da Quinta do Panascal ( de Baixo e de Cima) tendo sido objecto de ampliação e m 1831. Na sua arquitectura inicial esta casa tinha por base um rectângulo desenvolvido em 3 pisos.

Os arrumos da casa são dirigidos por Maria da Luz ; Os passeios temáticos por vales (Fraga da Moura, Mata da Moita, Rio Távora, Rio Tua e Ferradosa) e povoados (Pinhão, Trevões, S. Salvador do Mundo) são protagonizados pelos filhos, Paulo e Miguel.

A Casa disponibiliza para uso turístico: 6 quartos duplos  com wc privativo completo dando - nos conforto e comodidade , num ambiente duriense e valorizando a arquitectura local. Em torno do pátio que liga ao armazém / lagar / adega , encontramos um edifício que oferece um alpendre para pequenos almoços ou para jantares, nas noites quentes de Verão, ainda uma sala interior com lareira e jogos de mesa e uma outra sala para as brincadeiras das crianças.

À entrada da Adega temos uma plataforma que acolhe uma pequena piscina panorâmica sobre o Douro , suportada por muros de xisto e ladeada por duas cerejeiras para sombra ou para saborear a fruta fresca da época.
Teremos enorme prazer em ter-vos cá...